O zagueiro canhoto e artilheiro, é o novo reforço do Grêmio para a temporada de 2025.

Foto: Site do Grêmio
No dia 14/02, o Grêmio FBPA anunciou em suas redes sociais, a contratação do zagueiro Wagner Leonardo após o jogador ter tido uma passagem brilhante pelo Vitória. Equipe na qual se tornou capitão, dentro –diga-se de passagem-, e fora de campo que continua sendo pois seu legado está eternizado no coração de cada torcedor do Vitória, e de cada colega de profissão, com o qual trabalhou.
Muito se fala sobre o zagueiro artilheiro do vitória, e capitão da equipe, que inclusive foi líder e um dos grandes responsáveis, pela campanha do retorno do time a série A do brasileirão, a elite do futebol brasileiro. Pouco se fala sobre o caminho, que Wagner Leonardo percorreu, para chegar onde chegou.
O início da sua carreira como jogador, foi na escolinha de futebol O Grande Lance, (que é Jesus), do ex-jogador profissional e Jornalista Flávio Antunes, que inclusive teve passagem no Esporte por Esporte, do saudoso Armando Gomes. Em 2009 ingressou nas categorias de base do Santos Futebol Clube, com 09 anos de idade, após passar em uma avaliação. .
Durante sua passagem pelas categorias de base do Santos futebol Clube, Wagner Leonardo enfrentou momentos de lesões e incertezas, mas com o apoio de sua família, conseguiu superar todas as dificuldades. Aos 19 anos, sua promoção foi realizada por Jorge Sampaoli, ao elenco profissional, após ter destaque na Copa São Paulo de Futebol Jr,
No time principal, o menino da vila fez a sua estréia no dia 07 de março, na vitória por 4 a 0 sobre o América-RN , pela Copa do Brasil de 2019. Já a estréia na Copa Libertadores foi em outubro de 2020.
No dia 2 de abril de 2021, o jogador teve seu anuncio feito pelo Náutico, e lá se tornou titular regular e marcou seu primeiro gol profissional em 26 de abril de 2021 em um empate por 2 x 2 contra o Afogados. Durante sua passagem pelo clube, ele disputou 16 partidas, sendo oito pelo Campeonato Pernambucano que inclusive foi autor de um dos gols que deu a taça a equipe, após um jejum de 50 anos, e marcou 2 gols. Disputou também, oito partidas pela série B.
Em 21 de dezembro de 2021, Wagner Leonardo foi ao Fortaleza por empréstimo até março de 2023 com opção de compra, o que não aconteceu, e ele retornou ao Santos no dia 8 de março de 2022. E pouco tempo depois do retorno ao Santos em 12 de março de 2022, o time o emprestou novamente ao Cruzeiro.
O contrato de empréstimo assinado entre Santos e Cruzeiro tinha validade até abril de 2023. Na equipe mineira ele fez sua estreia em 22 de março de 2022, entrando como substituto em uma vitória por 2 a 0 sobre o Athletico pelo Campeonato Mineiro. Marcou seu primeiro gol no dia 1 de julho de 2022, durante uma vitória por 2 a 0 contra o Vila Nova, pela série B do Campeonato Brasileiro.
Wagner Leonardo rapidamente mostrou seu valor, pois a presença dele no elenco, trouxe estabilidade e confiança a defesa cruzeirense. Sua capacidade de leitura do jogo, aliada à precisão nos desarmes e posicionamento, foram elementos-chave para o sucesso defensivo da equipe. No ano em que disputou partidas oficiais pelo Cruzeiro, a equipe conquistou o Campeonato Brasileiro Série B.
O excelente trabalho realizado no Cruzeiro, abriu as portas para uma oportunidade no tão desejado futebol europeu. Depois de várias partidas oficiais disputadas pelo clube, e empréstimos, Wagner Leonardo decide por rescindir contrato com o Santos Futebol Clube e assinar com o Portimonense, de Portugal. Após participação no futebol europeu, o portimonense emprestou o jogador ao Vitória.
No Vitória, o zagueiro se tornou titular absoluto e uma peça-chave na defesa rubro-negra. Sua liderança em campo o levou a assumir a braçadeira de capitão contribuindo significativamente para a conquista do título da série B do Campeonato Brasileiro em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024.
Após essa jornada com muitos desafios e conquistas, Wagner Leonardo chegou como reforço ao Grêmio FPBA, na primeira janela de transferências do ano, para a temporada de 2025. A negociação ficou marcada na história do Vitória pois é a maior venda realizada até então, custando aproximadamente R$26 milhões de reais. O contrato assinado entre Vitória e Grêmio é válido até 2028.
No Grêmio, o zagueiro terá pela frente desafios significativos como a disputa do Campeonato Gaúcho, no qual o clube busca o título estadual. Participará também da Copa do Brasil, e do Campeonato Brasileiro Série A. O Grêmio disputará também, a Copa Sul-Americana.
Deixe um comentário